Nossa história


Um grupo de companheiros, tendo à frente Jupirá Baptista Pinheiro, fundou o Centro Espírita Casa de Jesus em 9 de julho de 1927.  O fundador da "Casa de Jesus" era professor primário e morava no bairro de Todos os Santos, onde a nossa Instituição funcionou durante um tempo.
Em 1932, após a desencarnação do Professor Jupirá, a "Casa de Jesus" teve suas atividades paralisadas, e só voltou a funcionar em 1936 sob a presidência do jornalista Florêncio Américo de Carvalho.

No ano de 1940 o Centro Espírita Casa de Jesus conquistou sua sede própria no bairro de Benfica, na Rua Pereira Lopes, 46, onde permanece nos dias atuais com o número alterado para 146.

Sensibilizados pelas necessidades das comunidades mais próximas, a equipe de trabalhadores da Casa aceitou o grande desafio de levar a proposta de evangelização espírita às crianças. Numa tarde de domingo, Wilson Pardo Moreira, resolveu ir à comunidade do morro da Caixa d'Água buscar as crianças para participar do trabalho de evangelização. Oferecendo balas e prometendo mais doces a todas que o acompanhassem até à "Casa de Jesus", conseguiu reunir cerca de 200 crianças, que assistiram a primeira aula de evangelização ministrada por Edir Montez. Assim, no final da década de 1950, foi inaugurada a Escola de Evangelização Espírita Maria de Nazaré. 

Com o tempo o espaço ficou pequeno. Depois de alguns anos de campanha e inúmeros eventos para arrecadar fundos, no ano de 1982, foi efetuada a compra de um terreno ao lado da Casa, e construído um prédio de três andares com seis salas de evangelização e mais quatro salas no pavimento térreo.

Em março de 2004 iniciou-se a concretização de um antigo sonho: a construção de mais um prédio de três andares, interligado ao já existente, com seis salas de evangelização, um terraço e uma cozinha industrial com refeitório para 60 pessoas. E em março de 2005 foi realizada a inauguração.

Hoje lembramos dos valorosos companheiros, cujos nomes brilham nas páginas do passado, passado este emoldurado por lutas, abnegação, perseverança e confiança no amparo constante da Espiritualidade Superior. 

Atualmente a "Casa de Jesus" funciona com ampla frente de trabalho, no que diz respeito às áreas doutrinária e assistencial. Sabemos dessa realidade porque fomos e somos beneficiados pelas atividades aqui desenvolvidas. Recebemos a oportunidade de estudar o Espiritismo e trabalhar pela nossa reforma íntima buscando a aplicação das lições de Jesus.
Agradecemos com amor aos queridos benfeitores da Espiritualidade e a proteção de Francisco de Assis, guia e mentor da Instituição que nos acolhe. E, por fim, agradecemos a Jesus pela Sua Casa, pela nossa "Casa de Jesus"!