top of page

Nossa história

Nossa história

Um grupo de companheiros, tendo à frente Jupirá Baptista Pinheiro, fundou o Centro Espírita Casa de Jesus em 9 de julho de 1927.  O fundador da "Casa de Jesus" era professor primário e morava no bairro de Todos os Santos, onde a nossa Instituição funcionou durante um tempo.

Em 1932, após a desencarnação do Professor Jupirá, a "Casa de Jesus" teve suas atividades paralisadas, e só voltou a funcionar em 1936 sob a presidência do jornalista Florêncio Américo de Carvalho.

 

No ano de 1940 o Centro Espírita Casa de Jesus conquistou sua sede própria no bairro de Benfica, na Rua Pereira Lopes, 46, onde permanece nos dias atuais com o número alterado para 146.

 

Sensibilizados pelas necessidades das comunidades mais próximas, a equipe de trabalhadores da Casa aceitou o grande desafio de levar a proposta de evangelização espírita às crianças. Numa tarde de domingo, Wilson Pardo Moreira, resolveu ir à comunidade do morro da Caixa d'Água buscar as crianças para participar do trabalho de evangelização. Oferecendo balas e prometendo mais doces a todas que o acompanhassem até à "Casa de Jesus", conseguiu reunir cerca de 200 crianças, que assistiram a primeira aula de evangelização ministrada por Edir Montez. Assim, no final da década de 1950, foi inaugurada a Escola de Evangelização Espírita Maria de Nazaré. 

 

Com o tempo o espaço ficou pequeno. Depois de alguns anos de campanha e inúmeros eventos para arrecadar fundos, no ano de 1982, foi efetuada a compra de um terreno ao lado da Casa, e construído um prédio de três andares com seis salas de evangelização e mais quatro salas no pavimento térreo.

 

Em março de 2004 iniciou-se a concretização de um antigo sonho: a construção de mais um prédio de três andares, interligado ao já existente, com seis salas de evangelização, um terraço e uma cozinha industrial com refeitório para 60 pessoas. E em março de 2005 foi realizada a inauguração.

 

Hoje lembramos dos valorosos companheiros, cujos nomes brilham nas páginas do passado, passado este emoldurado por lutas, abnegação, perseverança e confiança no amparo constante da Espiritualidade Superior. 

 

Atualmente a "Casa de Jesus" funciona com ampla frente de trabalho, no que diz respeito às áreas doutrinária e assistencial. Sabemos dessa realidade porque fomos e somos beneficiados pelas atividades aqui desenvolvidas. Recebemos a oportunidade de estudar o Espiritismo e trabalhar pela nossa reforma íntima buscando a aplicação das lições de Jesus.

Agradecemos com amor aos queridos benfeitores da Espiritualidade e a proteção de Francisco de Assis, guia e mentor da Instituição que nos acolhe. E, por fim, agradecemos a Jesus pela Sua Casa, pela nossa "Casa de Jesus"!

Como funcionamos

DAD

Se um centro espírita é núcleo de estudo, difusão e prática do Espiritismo é de suma importância que todos os seus trabalhadores, associados, freqüentadores e diretores conheçam os princípios da Doutrina Espírita. Para que isso aconteça, o DAD Departamento de Assuntos Doutrinários - tem a importante função de promover o estudo do Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras codificadas por Allan Kardec. Assim, este departamento organiza palestras (reuniões públicas de segunda, quarta e sábado), grupos de estudo sistematizado (ESDE), GEPE (Grupo de Estudo e Pesquisa Espírita) e o ECODAD (Encontro de Confraternização e Orientação do DAD).

DIJ

DIJ - Departamento de Infância e Juventude - é o departamento da Casa de Jesus responsável pela Escola de Evangelização Espírita Maria de Nazaré. Atualmente existem matriculados no DIJ cerca de 200 crianças e jovens (de 2 a 21 anos) e pais que participam das aulas de evangelização, aos sábados, nos turnos de 9h e 15h, enquanto seus responsáveis participam, simultaneamente, da Reunião de Pais. A evangelização espírita é de grande relevância, por ser a infância de hoje o elemento social do futuro que constituirá a nova humanidade, programada para o Terceiro Milênio. No presente milênio, os jovens estão sendo chamados a exercer tarefas e atender a compromissos futuros cujos resultados dependerão da formação que lhes é dada desde agora através das aulas de evangelização e da vivência na prática do bem. Muito importante também é o constante contato entre evangelizadores e pais, a fim de os conscientizar da alta responsabilidade que a eles cabe, além de oferecer-lhes auxílio através de um intercâmbio freqüente, já que ambos são interessados na formação moral e espiritual da criança e do jovem.

DAP
 

Para que todas as atividades da Casa de Jesus funcionem, num ambiente organizado e agradável é, também, de extrema importância a conservação e limpeza do espaço físico. O DAP – Departamento de Assistência ao Patrimônio - é responsável por providenciar a execução de quaisquer obras, reparos ou consertos, manutenções e limpezas imprescindíveis às atividades normais da instituição.

DOM

 

Sua finalidade é o intercâmbio entre encarnados e desencarnados, ensinando o caminho, a verdade e a vida. O DOM - Departamento de Orientação Mediúnica - tem como objetivo promover reuniões de estudo e educação da mediunidade (GEEM), proporcionando o necessário conhecimento aos portadores de faculdades mediúnicas. Atualmente realizam-se reuniões de aprimoramento mediúnico, preparando médiuns para exercer a mediunidade com Jesus e reuniões de desobsessão (auxílio a desencarnados e encarnados envolvidos em processo de obsessão) em horários e dias diversos. É também função do DOM desenvolver a prática da caridade espiritual e moral, através da terapêutica do passe, o tratamento espiritual à distância (irradiação) e o atendimento espiritual.

DES

 

DES – Departamento de Eventos Sociais - é o departamento responsável pelos eventos sociais da Casa, como almoços beneficentes, chás fraternos e sarau. É também sua função cuidar do bazar e do preparo do almoço, servido sábado aos evangelizandos do DIJ.

DDD

Divulgar a Doutrina Espírita é essencial não só na Casa de Jesus, mas em todo o movimento espírita. O DDD – Departamento de Divulgação da Doutrina - trabalha colaborando nesta missão, através da venda de publicações, distribuindo livros e mensagens  e divulgando eventos da Casa e do movimento espírita através dos murais informativos, do site e do Facebook da Instituição.

DAPSE

O DASE – Departamento de Assistencia e Promoção Social Espírita - é o departamento que desenvolve atividades de cunho social: Reunião doutrinária quando da distribuição de cesta básica e distribuição desta, campanha do quilo e o atendimento a pessoas em situação de rua. Assim, é desenvolvido não só o auxilio material, necessário para a sobrevivência e bem estar do corpo físico.

DAF

 

O DAF – Departamento de Atendimento Fraterno - faz o atendimento fraterno, orientando, à luz do Consolador prometido, aqueles que necessitem expor, em caráter privativo, suas dificuldades, recebendo orientação doutrinária. É também o responsável pela recepção fraterna àqueles que acabaram de chegar na Casa e pelas visitas à Associação Espírita Vicente Moretti.

bottom of page